Dicas de como divulgar seu evento

Existem alguns passos para se realizar um evento, divulgar o evento é tão importante quanto planejá-lo. Por isso, não basta planejar, é preciso, também, pensar em como divulgar para que ele seja um sucesso.

Para conseguir uma boa adesão do público é necessário atingi-los com as informações certas por meio de diversos canais de comunicação. É por essa razão que uma boa divulgação é responsabilidade do organizador.

Afinal, “quem não é visto não é lembrado”. Assim, a divulgação deve estar no topo da sua lista de tarefas na hora de organizar um evento.

Sabendo disso, criamos uma lista com alguns fatores importantes de como divulgar seu evento com mais eficiencia. Não deixe de ler!

1. Quem é o seu público?

Definir a persona do evento é crucial para alcançar o público certo. Ela é construída com base em dados como profissão, faixa etária, preferências, personalidade e outros aspectos que representam o seu participante ideal. É por meio dela que você entenderá melhor seus consumidores e suas necessidades.

A partir daí, criar uma estratégia de divulgação será fácil.

Ao saber qual a sua persona, você poderá criar campanhas que tenham a linguagem do seu público para transmitir a mensagem e identidade do evento.

Tenha em mente dados essenciais para divulgação, como data, horário e local. Para atrair ainda mais seus participantes, dê dicas sobre as atrações e apresentações que ocorrerão no dia. Isso é uma boa forma de mostrar a eles o que esperar da ação.

2. Marketing Digital

Uma ótima maneira de divulgar o seu evento é criando anúncios nas mídias sociais, disponibilizando links para conteúdos e até mesmo para a página de inscrição. Para isso, a melhor plataforma é o Facebook Ads, que lhe permitirá anunciar no Facebook e no Instagram.

Através do Ads você consegue configurar em que plataforma deseja anunciar (face ou insta), qual público quer alcançar, qual o objetivo do anúncio, o tempo de duração e o quanto deseja gastar. Por não demandar um orçamento muito alto para fazer as campanhas, o Facebook Ads é uma plataforma bastante acessível. Além disso, com ele, você pode acompanhar o retorno de investimento de cada anúncio.

3. Uso da mídia tradicional

Desde que a mensagem direcionada ao público-alvo esteja adequada, você deve utilizar todos os canais de comunicação possíveis para divulgar um evento. Contudo, lembre-se de que cada meio de comunicação funciona de modo diferente e têm propósitos distintos.

Caso seu público não tenha muita familiaridade com as redes sociais, apostar nas mídias tradicionais é a melhor abordagem. Afinal, esses ainda são fortes meios de divulgação e a principal forma de entretenimento desse tipo de público.

Outra abordagem eficiente é fazer a divulgação presencial em universidades e outros centros educacionais. Claro, desde que esteja de acordo com as estratégias do evento.

A TV, o rádio, os outdoors e até cartazes e panfletos ainda são bastante eficientes, mas é necessário levar em conta o porte da ação e o orçamento disponível para a divulgação antes de optar por essas mídias.
O principal aqui é utilizar os canais certos para alcançar o público certo, que fará do seu evento um grande sucesso.

4. Conseguir bons patrocinadores

Ao contar com patrocinadores, o compromisso que a empresa tem, em troca do custeamento, é de promover a marca deles em cada plano de divulgação do evento. Com isso, você garante ao patrocinador que ele fez um bom negócio, já que os anúncios mostram a abrangência do acontecimento.

Você pode, ainda, vender cotas de patrocínio, destacando as empresas de acordo com suas exigências. Uma tática de divulgação bem elaborada com a presença dos patrocinadores, com certeza, ampliará o alcance do seu evento.

Por exemplo: peça os links dos sites deles e faça com que os seguidores dessas marcas saibam que o seu evento tem o apoio delas, redirecionando-os para sua página. Essa é uma ótima forma de usar o prestígio dos patrocinadores para agregar valor à sua ação.

5. Saber o momento ideal para a divulgação

Caso o seu evento utilize inscrições como forma de entrada do público, o ideal é começar as campanhas de divulgação o quanto antes. Como as pessoas precisam de um tempo para amadurecer a ideia de ir ou não ao evento, quando se exige a inscrição delas, esse tempo deve ser um pouco maior. Já para os que não farão uso desse sistema, bastando o participante aparecer no dia e local do evento, dar início ao plano de divulgação com 30 dias de antecedência é o bastante.

Contudo, um bom plano de marketing é indispensável para uma divulgação competente. É preciso manter todas as pessoas envolvidas no planejamento da ação, desde a equipe aos patrocinadores, muito bem engajados e informados sobre o andamento da organização, para que o evento aconteça sem problemas.

6. Iniciar a venda de inscrições com antecedência

O momento de vender as inscrições do seu evento está diretamente ligado à sua divulgação. As duas estratégias devem ser pensadas em conjunto, já que as duas etapas são igualmente responsáveis por atrair e conquistar público para o evento.

Da mesma forma que o plano de divulgação, abra as inscrições assim que possível, de preferência no mesmo período em que a promoção da ação for iniciada.

Uma ótima maneira de incentivar o público a se inscrever é lhes oferecer pequenas recompensas em troca, como descontos nas inscrições feitas no primeiro lote, cursos gratuitos, brindes, acessos exclusivos aos primeiros inscritos, entre outros.

É claro que essas não são as únicas maneiras de fazer a divulgação de um evento. Existem outras formas de conseguir um bom alcance de público — e, desde que você as siga corretamente, nada dará errado. Só mantenha a atenção nos pontos importantes para a interação com os consumidores. Afinal, quanto mais engajados estiverem, mais participantes seu evento terá.

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