Emails para eventos: por que essa é uma boa aposta para o produtor?

Fazer o envio de mensagens por correio eletrônico não é mais uma novidade. Porém, esse canal continua sendo uma das principais formas de comunicação da atualidade.

Uma pesquisa realizada pela Cultura Colaborativa, blog de iniciativa da SocialBase focado em notícias de empreendedorismo e inovação, indica que 52% dos brasileiros passam, pelo menos, uma hora do dia lendo emails.

Mas não para por aí, outras estatísticas reforçam a relevância do meio de comunicação. Um estudo feito pela Convince and Convert, empresa de consultoria de mídia digital, por exemplo, atesta que:

  • o email tende a aumentar em 138% as vendas;
  • 44% dos americanos fizeram pelo menos uma compra depois de receber um email promocional.

Tais dados revelam para o produtor a oportunidade de utilizar o email para eventos não somente para potencializar a venda de ingressos da produção, como também gerar engajamento, empatia e agregar valor com futuros participantes e potenciais inscritos.

O organizador pode e deve usar o canal para comunicar o conceito da festa, workshop, show ou congresso, se valendo da linguagem mais adequada para atrair leads.

O envio de certos modelos de emails, quando bem feito, pode fazer com que as pessoas se identifiquem mais com a proposta do evento e se sintam confortáveis para fechar a compra.

Outro motivo pelo qual o email é uma boa aposta para o produtor é que, por meio dele, é possível criar uma atmosfera do evento, fazendo com que os participantes já se sintam parte da produção antes mesmo dela iniciar.

Por exemplo, podem ser enviadas comunicações sobre as principais atrações confirmadas para o grande dia e dicas de como aproveitar o evento ao máximo.

É válido também disparar uma enquete sobre algum “elemento surpresa” da produção para que o público possa dar seus palpites e, depois, descobrir a resposta correta, gerando engajamento e expectativa.

5 modelos de emails para eventos para usar de inspiração

Usar emails para eventos é uma estratégia que exige planejamento do produtor. Já existem alguns modelos bastante utilizados no mercado para bombar a comunicação, engajando o público e estimulando a compra de ingressos.

Então, para ter mais sucesso na incorporação desse canal, o organizador deve conhecer alguns dos tipos de mensagens que não podem ficar de fora do seu mapeamento. Os principais modelos de emails a serem usados são:

1. Convite inicial do evento

O propósito desse email é comunicar que o evento irá acontecer. Nele, já podem ser indicados os diferenciais da produção, dia e horário. Como ação, o organizador pode pedir para os destinatários compartilharem a informação com amigos.

2. Confirmação de recebimento

Essa comunicação deve ser enviada àqueles que confirmaram presença no evento. Aqui, é importante lembrar aos participantes porque adquirir o ingresso da festa, workshop ou congresso foi uma boa decisão.

É momento de gerar expectativa. Nesse modelo de email para eventos, o organizador também pode incluir dicas de como se preparar para a produção e relembrar informações importantes, como dias, horário, local e atrações.

3. Lembrete para contatos inativos

Ao enviar os convites para o evento, é provável que nem todos os destinatários da lista de contatos abram a mensagem e executem a ação esperada.

Por isso, esse email para eventos é muito importante para chamar atenção daqueles que ainda não foram impactados na primeira tentativa.

É interessante usar essa mensagem para argumentar contra possíveis objeções que as pessoas possam ter para não comparecer à produção.

4. Lembrete para contatos confirmados

Não é porque a pessoa adquiriu o ingresso do evento que ela, necessariamente, irá comparecer ao grande dia. Datas e horários podem se perder na memória e, por isso, o organizador deve refrescar a mente dos seus participantes.

O objetivo dessa mensagem é exatamente esse: lembrar os convidados de que a data do evento está se aproximando.

5. Email pós-evento

A festa pode acabar, mas o trabalho continua! No pós-evento, é interessante que o produtor avalie os resultados conquistados, as ações que deram mais certo e as que não surtiram tanto efeito.

Para ter uma visão mais completa disso, o organizador pode utilizar o email para eventos, enviando uma mensagem de agradecimento a todos que participaram da edição junto com uma pesquisa de satisfação.

Assim, é possível coletar feedbacks e saber como melhorar os próximos projetos.

Não há dúvidas de que os emails para eventos ajudam o produtor a ter mais sucesso em suas produções. Quando bem utilizadas, essas mensagens contribuem para manter a base de leads aquecida, engajar o público e estimular as vendas, entre outros pontos mencionados neste artigo.

Apesar de existirem alguns modelos de email padrões a serem aplicados pelo produtor, esse profissional pode ir além, explorando a criatividade para impactar os potenciais participantes das mais variadas formas.

© 2021 Ticket Gospel. Todos os Direitos reservados.